Exodontia
Com profissionais qualificadosCirurgia Geral
A exodontia, é o ato cirúrgico que corresponde a uma extração de dente, ou seja, é remover, extrair, “tirar” ou “arrancar” um dente. A extração dentária é uma pequena cirurgia ou operação, referida como um dos procedimentos estomatológicos mais ancestrais de que há registro.
A necessidade de extração de dentes ocorre no adulto com relativa frequência em consequência de diversos problemas dentários. Na criança, nos dentes decíduos ou dente de leite ou temporários a extração de dentes pode também ser necessária em determinadas circunstâncias.
A extração pode ser feita em qualquer um dos dentes (incisivo, canino, pré-molar ou molar), e quando existem problemas de erupção o terceiro molar (dente siso) é um dos dentes muito indicado para a extração.
As causas mais famosas são
-
Dente siso (terceiro molar)
-
Fratura dental na coroa ou na raiz (dente quebrado)
-
Dente desvitalizado ou com necrose pulpar sem possível cura com outros tratamentos
-
Dentes com periodontite avançada e com mobilidade
Extrair um dente dói ?
A cirurgia para extrair um dente não dói, uma vez que este ato é efetuado sob anestesia que hoje em dia é bastante eficaz. Ou seja, o efeito da anestesia permite que a extração do dente se efetue sem dor, apesar da dor ser um sintoma que poder ser tolerado de forma muito diferente de pessoa para pessoa.
Cuidados no pós-operatório
Após a extração de um ou mais dentes deverão ser tomados os devidos cuidados para que a cicatrização ocorra normalmente, evitando complicações que podem culminar numa infecção, provocando dores fortes e incômodos para o paciente. Assim, deverão ser tomados os seguintes cuidados após a extração de um dente:
- Evitar ao máximo a ingestão de alimentos ou bebidas muito quentes, assim como evitar permanecer ao sol ou sob outras fontes de calor;
- Se possível comer alimentos gelados, de preferência sorvete ou picolé após a extração;
- Evitar fumar;
- Se possível colocar bolsa de gelo na face por períodos de 15 minutos, principalmente durante as primeiras 24 horas, para evitar ou reduzir o inchaço;
- Evitar comer alimentos duros nos primeiros 3 dias;
- Evitar bochechos nas primeiras 24 horas;
- Após a extração do dente a recuperação é rápida, não sendo necessário qualquer repouso, contudo deve evitar esforços físicos intensos, principalmente no dia da extração, como por exemplo corrida, natação, musculação, entre outros;
- Evitar ficar deitado logo após a cirurgia, se possível dormir com uma almofada mais alta ou com a cabeceira da cama ligeiramente elevada, para evitar um maior sangramento;
- Tomar devidamente a medicação prescrita pelo dentista, que poderá ser apenas analgésico, de modo a aliviar a dor após extração do dente, mas também em determinados casos, anti-inflamatório e/ou Antibiótico;
- Manter uma higienização oral mais cuidadosa, sem se esquecer da zona de extração.
É normal que se verifique alguma inflamação após a extração de dente, mas raramente o rosto ou a face fica visivelmente “inchada”.
O tempo de cicatrização
Em relação ao tempo de cicatrização, após a extração de um dente, este varia, habitualmente, entre 7 e 10 dias, se falarmos apenas ao nível dos tecidos moles.
Uma cicatrização completa poderá demorar cerca de dois meses ou mais. De qualquer modo, o tempo de cicatrização depende da complexidade da própria exodontia e em grande parte dos cuidados pós-operatórios descritos.
