Prótese Dental
Sorrisos IncríveisPrótese Dental
As próteses são as substituições artificiais dos dentes naturais. É confeccionada, a partir da necessidade de cada pessoa, com um profissional especialista na área da odontologia, o protético.
Existem 2 tipos principais de próteses que se diferem bastante. A Prótese fixa e a prótese móvel elas ainda podem ser divididas em convencionais, imediatas, totais e parciais.
Prótese total ou Dentadura
São dispositivos protéticos usados quando existe a perda total dos dentes. A sua fixação estará relacionado ao suporte ósseo-gengival, onde irá se apoiar. Com o passar dos anos é normal que se tenha uma perda óssea por conta da reabsorção óssea que acontece naturalmente quando não se tem dente, dificultando bastante a estabilidade da prótese, ocasionando a necessidade de uma nova prótese, ou a colocação de implantes dentários.
Prótese fixa em porcelana
É indicado quando o paciente deseja substituir a perda de alguns dentes e a dentadura não é necessária.
Essas próteses podem ser implantadas por meio de pontes ou coroas individuais com implantes.
A durabilidade de uma prótese de dentes varia de acordo com o material do qual ela é feita, entre outros fatores. Geralmente, as fixas são criadas de materiais mais resistentes, que duram por bastante tempo, como a porcelana ou a resina.
Com relação ao conforto e a segurança da prótese para o paciente, as fixas são as mais indicadas.
Prótese removível com encaixe
Esse é um método que tem por objetivo eliminar os grampos em metal que envolvem os dentes anteriores, que geralmente são visíveis ao sorrir ou falar, tem por vantagens a estabilidade e retenção do tratamento.
A desvantagem deste tratamento que deve ser considerada, antes de realizar o tratamento, é que em todas as vezes que ocorre tratamento nos dentes que suportam a prótese, as coroas e jaquetas deverão ser refeitas.
Prótese dentária com grampo invisível ou estético
A vantagem da prótese dentária com grampo invisível em relação à removível metálica é exatamente o grampo que tem a confecção de mesma coloração da gengiva ou do dente. O teor estético, neste caso, é considerado altíssimo. Em grande parte das situações, o grampo móvel flexível não tem percepção, mesmo para aqueles que são muito próximos aos que utilizam a prótese de dentes, em questão. Porém, a funcionalidade é comprometida.
Conheça alguns destes fatores que precisam estar presentes à consulta clínica inicial:
- Facilidade de adaptação a próteses dentárias removíveis;
- Presença de dentes posteriores;
- Máximo de 6 dentes perdidos;
- Ausência de sorriso gengival;
- Retração gengival severa.
Prótese dentária removível com grampo
São as próteses de metal parcial convencional ou PPR. São pontes móveis que possibilitam ou não a combinação com estruturas metálicas na região, juntamente em confecção de poliamida, se tem resistência e flexibilidade para possibilitar a confecção de grampos.
